terça-feira, setembro 22, 2009

Gênios são bobocas.


Vi Amadeus(1984) no domingo. Agora tenho mais um filme preferido pra minha lista de filmes preferidos (ai).

Pois bem, eu não acredito que o filme foi todo baseado em fatos reais, porque o Salieri não matou o Mozart ( ele morreu devido a uma infecção bacteriana), logo também não acredito que o Mozart era bobo daquele jeito.
Aos 26 ele ficava rindo todo serelepe fazendo piadinhas infames por aí mas era um gênio em termos musicais.
Paradoxal.

Mas tem uma coisa que eu concordo com o filme: se o pai dele tinha toda aquela influência sobre ele, pobre Mozart, tinha razão pra ser meio pancadinha e infantil. Desde os 6 anos o menino se apresentava nas casas mais respeitáveis da Áustria, inclusive pra família da imperatriz Maria Teresa. E o pai dele era meio rígido com a questão da carreira do filho. Isso deixa qualquer um doido. Ainda mais se for um gênio.(!)

E tudo na vida dele foi precoce, até a morte. O Wolfie morreu com 35 anos. Mas de acordo com o filme, ele levava uma vida um tanto devassa e desorganizada.
E tem mais: o corpo dele foi jogado numa vala comum. Parece que eles não tinha dinheiro pra um funeral e enterro decente. Pobre Wolfie.




Vou ouvir Mozart enquanto estudo, pra ver se aumenta minha inteligência
Auf Wiedersehen!

Um comentário: