sexta-feira, maio 21, 2010

Robin Begins

(CUIDADO! Contém spoilers!)
A nova versão de Robin Hood é um tanto diferente. Ao contrário das outras versões, que mostram o herói como o fora-da-lei da maneira que todos conhecemos, a versão de 2010 simplesmente narra como um tal Robin Longstride se transformou em Robin Hood.



O filme começa em uma batalha na qual o rei Ricardo, voltando da sua cruzada insana,(o que é interesssante, e me fez lembrar o Kingdom of Heaven (2005), também do Ridley Scott. Este termina exatamente com o rei Ricardo partindo para Jerusálem. Seria uma espécie de ligação, talvez?) combate os franceses. Nessa mesma batalha é introduzido um certo Robin Longstride, que não passa de um soldado comum. Nisso o filme se desenrola até a morte do rei. E devido a uma série de eventos, Robin acaba tendo que levar a coroa do rei falecido a Inglaterra para seu irmão maluco, o príncipe João. E também acaba fazendo um pacto com um nobre morimbundo, e deve levar a espada deste para o pai, o que acaba transformando o protagonista numa espécie de office boy [!]
Depois de levar a coroa a Londres, ele finalmente chega em Nottingham para entregar a espada. E encontra um lugar um tanto acabado.
O pai desse nobre pede para que Robin assuma a identidade do seu filho morto para que a viúva, Lady Marion, não seja expulsa da propriedade.
Nessa parte do filme, o ritmo se torna bem lento. Robin salva o lugar e tudo parece que vai ficar bem. Mas uma tropa francesa liderada por um inglês que era próximo do rei João se aproxima da região e promete queimar e saquear tudo.
Bem, o resto do filme são só batalhas, sangue, flechas e etc.
Depois disso, Robin Longstride se torna um fora-da-lei e passa a ser conhecido como [dã] Robin Hood.
No final, passa-se a idéia (ou pelo menos eu entendi assim!) de que seria possível uma continuação, e desse vez, contando a história que já é de conhecimento geral, já que o filme todo funciona como um prólogo, uma espécie de Batman Begins. Mas acho que não daria muito certo uma continuidade.

O filme não é baseado em fatos reais, então não vá esperando encontrar referências históricas reais e tudo mais. Até porquê, Robin Hood não passa de mera especulação!

É um ótimo entretenimento para quem gosta dos épicos típicos de Ridley Scott. Não tão bom quanto Gladiator (2001) ou Kingdom of Heaven, mas que vale a pena ser assistido.

Au revoir!

Um comentário:

  1. Office boy foi ótimo! haha eu ri!
    Depois de ler este post entendi seu tweet falando que o filme deveria ser chamar Robin Begins!
    O trailer me lembrou O Gladiador!
    Então gostei da sua comparação final!
    Beijos, Caroool!

    ResponderExcluir